"No seu sentido mais lato podemos dizer que praticamente tudo o que utilizamos é pintado. Na Sociedade actual dois dos maiores investimentos que qualquer um de nós faz ao longo da sua vida são, sem dúvida, a compra de casa e do automóvel. As tintas são um dos componentes que mais contribuem para a beleza, protecção e longevidade destes investimentos."

"Noções Básicas de Tintas e Vernizes" de José Luís Nogueira

Pintura

Se optar pela pintura tem de começar por decidir que tipo de acabamento deseja: Brilhante, Casca D’Ovo/Acetinado ou Fosco/Mate, tem de ter sempre presente se o esquema de pintura que vai utilizar é recomendado para madeiras no interior e exterior ou só para interior. Após estas decisões iniciais podemos começar a preparar a madeira para receber o esquema de pintura eleito.
1. Comece com uma lixagem no sentido das fibras da madeira (lixa de grão médio).
2. De seguida remova todos os vestígios de gordura, pó e sujidade.
3. Aplicar com trincha ou rolo uma ou duas demãos de Primário/Subcapa.
4. Para completar a pintura, aplicar duas a três demãos de esmalte.
Pode utilizar o Lacolux Brilhante, Casca D’Ovo ou Fosco conforme o tipo de acabamento que pretende.
Se optar por um esmalte aquoso, aplicar duas a três demãos de Aqualac Brilhante ou Acetinado.

Note bem:
Habitualmente os esmaltes com maior brilho apresentam maior resistência no exterior.

Madeiras já pintadas
Se a pintura estiver em bom estado fazer uma lixagem geral com uma lixa de grão fino e efetuar uma limpeza cuidadosa (diluente sintético) para remover gorduras, pó e sujidade. Aplicar uma demão de Primário/Subcapa seguida de duas ou três demãos de esmalte. [*/**] Caso a pintura se encontre em mau estado deve removê-la totalmente e proceder como para madeiras novas.

[*/**] Caso vá utilizar como acabamento um esmalte aquoso deve utilizar como Primário/Subcapa o Primário/Subcapa Acrílico Madeira.
Se optar por um acabamento à base de solventes (esmaltes alquídicos convencionais) deve utilizar o Primário/Subcapa Sintético Madeira.

Envernizamento

Tal como referido no capítulo anterior (PINTURAS) terá de analisar o esquema mais adequado aquilo que pretende, Interior ou Exterior com aspecto final brilhante, Acetinado ou Mate.
De seguida passamos à preparação da madeira.
Madeiras novas:
1. Comece com uma lixagem no sentido das fibras da madeira (lixa de grão médio).
2. De seguida remova todos os vestígios de gordura, pó e sujidade.
A madeira está pronta para receber o esquema escolhido.
Envernizamento com um verniz de película fechada resistente ao desgaste do dia-a-dia em interior.
Aplicar uma demão de Tapa Poros Super e efectuar uma lixagem no sentido das fibras da madeira, de seguida aplicar duas demãos de Movidur Super Acetinado lixando entre demãos com lixa de grão fino. Em alternativa e para madeiras de densidade muito elevada deve optar por vernizes de base solvente, aplicando duas ou três demãos de Movidur Classic (Brilhante, Acetinado ou Mate).
Madeiras anteriormente envernizadas:
Se o verniz antigo se encontrar em bom estado, despolir com uma lixa de grão fino, remover todos os vestígios de gordura, pó ou sujidade e aplicar duas a três demãos de Verniz Movidur Classic.
Se o verniz antigo se encontrar em mau estado é necessário removê-lo e raspar cuidadosamente toda a madeira a envernizar.
De seguida proceder como para madeiras novas.

Envernizamento em exterior com um verniz de película fechada resistente à intempérie:
1. Lixar com uma lixa de grão fino no sentido dos veios da madeira.
2. Remover todos os vestígios de gordura, pó ou sujidade.
3. Aplicar duas a três demãos de Verniz Marítimo Classic dando sempre uma ligeira lixagem entre demãos. Caso pretenda um verniz aquoso dar duas a três demãos de Verniz Marítimo Super.


Em alternativa ao envernizamento com um verniz de película fechada pode optar, tanto em interior como no exterior, pela utilização da gama LASUR.

Os Lasures são revestimentos decorativos para madeira que formam uma película fina e flexível resistente tanto no interior com no exterior. Realçam a textura natural da madeira, são de fácil manutenção, estando disponível em transparente, em tons madeira e tons decorativos (consultar catálogo).
O Lasur OPACO dispõe de 12 cores em tons Opacos.

Para aplicação dos Lasures a madeira deve ser preparada, conforme referido para o envernizamento de madeira nova. Após a preparação da madeira, aplicar duas demãos do Lasur selecionado fazendo uma ligeira lixagem entre demãos.

Obs. – O tipo de madeira determina a natureza do produto a aplicar.