"No seu sentido mais lato podemos dizer que praticamente tudo o que utilizamos é pintado. Na Sociedade actual dois dos maiores investimentos que qualquer um de nós faz ao longo da sua vida são, sem dúvida, a compra de casa e do automóvel. As tintas são um dos componentes que mais contribuem para a beleza, protecção e longevidade destes investimentos."

"Noções Básicas de Tintas e Vernizes" de José Luís Nogueira

Metais ferrosos

Sempre que decidir iniciar uma pintura de metal deve ter em consideração que a qualidade da preparação da superfície é determinante para o resultado final.
1. Em metais novos deve remover toda a ferrugem através de lixagem ou escovagem com escova de arame.
2. Limpar de seguida, a superfície utilizando um diluente adequado (diluente sintético) de forma a remover toda a gordura, pó e sujidade.
3. Aplicar uma demão de Primário de Secagem Rápida.
4. Aplicar como acabamento duas a três demãos de esmalte Lacolux ou Aqualac.
Se a superfície a pintar tiver uma pintura já degradada deve remover a pintura antiga e proceder como para metal novo.
Em alternativa ao esquema tradicional atrás proposto e caso não seja possível uma conveniente preparação do suporte, pode optar por aplicar uma demão de conversor de ferrugem, que vai reagir com a ferrugem transformando-se numa camada de protecção da superfície. De seguida pode aplicar o acabamento – Duas a três demãos de esmalte.

Obs. – O conversor de ferrugem só deve ser aplicado sobre superfícies isentas de gordura e com a ferrugem aderente. Toda a ferrugem não aderente deve ser devidamente retirada por escovagem antes de aplicação do conversor.

Metais não ferrosos

No caso de metais não ferrosos novos deve:
1. Reparar o metal convenientemente fazendo um desengorduramento e uma lixagem ligeira com lixa fina.
2. Aplicar uma demão de Primário Acrílico Metal.
3. De seguida aplicar dias demãos de Aqualac ou Lacolux no brilho desejado.


No caso dos metais não ferrosos já pintados, remover toda a pintura em mau estado e proceder como para metais ferrosos novos.

Note bem:
Para ter uma informação mais detalhada sobre cada um dos produtos deve sempre consultar os Boletins Técnicos em www.sotinco.pt